Na hora da escolha, três passos são fundamentais: tempo e paciência para pesquisar; estilo e harmonia com o formato do seu rosto; e detalhes a serem observados ao experimentar a armação, que contribuem para o conforto do acessório. Entenda melhor cada uma dessas etapas abaixo e anote as dicas!
Paciência para pesquisar e escolher é fundamental
Digamos que você já sabe o estilo que quer: aquele modelo Wayfarer que todo mundo está usando ou um aviador para ser diferente. Com certeza já viu o seu modelo ideal no rosto de uma atriz ou mesmo numa amiga e adorou. Mas será que ele combina mesmo com você? Nem sempre seguir a moda é uma opção correta. Para acertar na escolha dos óculos, você terá de experimentar muitos e muitos modelos, e, de preferência, em diversas lojas. Portanto, ter paciência é a primeira dica para o sucesso! Feito isto, não corre o risco de deixar de provar justo aquele que iria ficar perfeito no seu rosto.
Óculos para cada formato de rosto
Não é só o estilo, mas o tipo do rosto também deve ser levado em conta na hora da escolha. Para o rosto redondo, por exemplo, a melhor é a armação quadrada ou retangular. Para as donas de face quadrada, invista no oposto e compre óculos redondo ou ovalado. Para equilibrar a linha do rosto triangular a aposta é armações estreitas, como o estilo aviador. Em todo caso, mulheres com rosto oval são as mais fáceis de combinar com diversos tipos de óculos. Veja mais dicas na figura abaixo:
Detalhes que devem ser observados na hora da compra
Giannini observa que a escolha ideal é aquela capaz de preservar a sua feição sem prejuízo para o visual. "O ideal é que os óculos não sejam projetados demais para deixar o espaço livre de interferências externas, mantendo as expressões intactas", comenta. Portanto, na hora da escolha, alguns aspectos devem ser considerados ao experimentar uma armação. Veja os oito pontos estratégicos na hora da compra:
1. A pupila deve ficar centralizada na armação;
2. O apoio do nariz (também chamado de "ponte do óculos") deve encaixar bem, sem marcar a pele. Conforto aqui é palavra de ordem!
3. A armação deve ficar rente à parte de cima do olho;
4. As sobrancelhas devem acompanhar o formato do modelo escolhido;
5. As hastes devem estar apenas apoiadas nas têmporas (jamais muito justas) e ajustadas atrás da orelha;
6. As ponteiras devem contornar as orelhas. Dessa forma, não farão pressão sobre a cabeça e manterão os óculos seguros;
7. As sobrancelhas não podem ser encobertas pela armação – evita uma expressão muito rígida;
8. Quem usa franja deve optar por uma armação que não a amasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário