quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Hip Hop na moda


  O ritmo do Hip Hop vem influenciando a moda desde o início dos anos 70 e ganhou ainda mais força no início dos anos 80. Nascido nos bairros negros e latinos de Nova York, como o Brooklin e o Bronx, o movimento se tornou muito mais do que um tipo de música, sendo incorporado no estilo de vida através das roupas, do grafite, da dança e da linguagem.
No início do movimento, a moda Hip Hop foi muito influenciada por grupos musicais como o Run DMC e Public Enemy, que mesclavam roupas coloridas com um visual “gangsta”, que remetia ao estilo das gangues das periferias nova-iorquinas. O perfil seguiu conquistando o mundo com outros artistas nos anos 90 e 2000, principalmente os rappers, como Tupac Shakur, Eminem, LL Cool J, 50 Cent, e a dama do rap como Missy Elliot, e outros. 

Hip Hop girls



Para as mulheres, o estilo das roupas de inspiração Hip Hop pode ir do mais básico com calças, camisetas e bermudas largas até um perfil mais feminino, contendo vestidos, regatinhas, blusas de capuz mais ajustadas e saias.
Os acessórios dão o toque de atitude com pulseiras grossas, cintos e colares.
De acordo com a consultora de moda Renata Bala, o estilo Hip Hop é muito específico, sendo diretamente ligado a um visual casual e mais esportivo. Porém, ela afirma que é possível adotar alguns elementos do perfil em produções mais sofisticadas.
“Para torná-lo mais elegante, é necessário combinar a modelagem Hip Hop (calças confort, camisas, camisetas e jaquetas) aliada a tecidos e texturas mais nobres como, por exemplo, uma calça ampla feita de seda ou uma camiseta bordada com brilho”, explica Renata.
As peças e acessórios que dominam no estilo Hip Hop feminino são basicamente calças amplas, cintos grandes, regatas, blusas de capuz, correntes, tênis de skatista, chapéus, anéis e brincos grandes.
Esses itens podem ser adaptados para o visual de mulheres de vários estilos de forma mais low profile e minimalista como afirma a consultora Renata Bala: “O estilo Hip Hop é bem exagerado, mas usando a modelagem em tecidos nobres e leves podemos chegar à elegância desejada dessa tendência. É importante também levar em conta a atitude e o comportamento da pessoa na hora de escolher as peças”, explica.

Um comentário: